logo
i

BRINQUEDOS ARTESANAIS: - OCIOSIDADE E + CRIATIVIDADE

ATIVIDADES SIMPLES E ARTESANAIS ESTIMULAM A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS, EVITANDO O TÉDIO E PROPORCIONANDO DIVERSÃO CONTÍNUA

Publicação: 24 de outubro de 2023

Se tem algo que toda criança ama fazer é brincar! Mas você sabia que muito melhor do que comprar um brinquedo pronto é confeccionar um junto com sua criança? Essa jornada vai além de uma simples atividade; é um convite para construir memórias e fortalecer laços. E não é apenas sobre colaborar com o meio ambiente, embora isso seja incrível! É sobre desbravar juntos novas áreas do desenvolvimento enquanto transformam simples materiais em criações cheias de significado. Embarque comigo, Adadja Araújo Fonoaudióloga Infantil, nessa jornada fascinante de criar, aprender e se conectar através dos brinquedos artesanais!

null

Os Desafios da Ociosidade Infantil

Alguns pais, buscando agradar suas crianças, inadvertidamente enfrentam um desafio significativo: a ociosidade infantil. É comum esquecer que os brinquedos não são apenas fontes de diversão, mas ferramentas valiosas para desenvolver habilidades que a criança pode não dominar completamente. 

Alguns pais, com o objetivo de apenas agradar a criança, esquecem que os brinquedos são excelentes recursos para desenvolver as habilidades que a criança não desempenha tão bem. E por isso, acabam comprando apenas os brinquedos que favorecem a área que a criança não demonstra dificuldade, pois são atividades baseadas no seu ponto de interesse ou hiperfoco.

Hiperfoco:

O hiperfoco refere-se a uma intensa concentração ou foco extremo em uma atividade específica, muitas vezes resultando em uma absorção profunda e prolongada nessa atividade, frequentemente associada a indivíduos no espectro do transtorno do espectro autista (TEA). O hiperfoco pode impactar a escolha de atividades e interesses, influenciando diretamente as preferências e comportamentos da criança.

Brinquedos para Crianças de 1 a 5 Anos (Artesanais e Sustentáveis)

  • Jogo de Empilhar com Garrafas Plásticas:
    Materiais:
    Garrafas plásticas vazias e limpas
    Tintas atóxicas
    Pincéis
    Passo a Passo:
    Lave e seque as garrafas plásticas.
    Deixe as crianças pintarem as garrafas com tintas atóxicas, estimulando a criatividade.
    Após a secagem completa, empilhe as garrafas, promovendo habilidades motoras finas e coordenação.
  • Quebra-Cabeça de Caixas de Ovos:
    Materiais:
    Caixas de ovos vazias
    Tintas não tóxicas
    Tesoura
    Passo a Passo:
    Corte as cavidades das caixas de ovos em peças individuais.
    Deixe as crianças pintarem cada peça de forma única e colorida.
    Depois da secagem, elas podem desfrutar da montagem do quebra-cabeça, estimulando a cognição e a resolução de problemas.
  • Boliche com Garrafas de Água:
    Materiais:
    Garrafas de água vazias e limpas
    Tinta colorida
    Uma bola pequena
    Passo a Passo:
    Pinte as garrafas com cores vibrantes e deixe secar.
    Posicione as garrafas como pinos de boliche em um espaço aberto.
    Deixe as crianças rolar a bola e derrubar as garrafas, promovendo coordenação motora e interação social.

Esses brinquedos artesanais não apenas proporcionam diversão, mas também contribuem para o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças, além de incentivar a consciência ambiental através da reutilização de materiais.

null

Desenvolvimento Lúdico: Jogos para Estimular Habilidades 

Portanto, se uma criança é desatenta, jogos como quebra cabeça e de figura fundo, como o jogo Lince, por exemplo, são ótimos para desenvolver tal habilidade. E são exatamente brinquedos que tenham o objetivo.de melhorar tal finalidade, o de favorecer a atenção e concentração da criança, é que devem ser ofertados.

Mesmo que haja a facilidade de comprar um brinquedo em uma loja, a confecção de um brinquedo, estimula a coordenação motora, e melhorar a interação afetiva com este adulto.

Tal atividade artesanal irá aprimorar áreas da criatividade e do lúdico desta. Para isso, é importante que a criança também seja parte atuante dessa confecção. Dependendo da idade, o adulto precisa demonstrar como confeccionar, enquanto a criança tenta fazer o dela, de forma independente, pi tanto do brinquedo da forma que quiser, sem que para isso o adulto interfira no seu desenvolvimento motor, relatando que a criança não sabe fazer, ou que está feio.

Jogo Lince: 

O jogo Lince é uma emocionante competição visual em que os jogadores buscam identificar rapidamente as imagens correspondentes em um tabuleiro. Ao virar cartas com combinações específicas, os participantes competem para serem os primeiros a marcar as figuras corretas, promovendo agilidade mental e concentração.

null

Atividades Econômicas, Desenvolvimento Infantojuvenil

Quando a criança precisa esperar para algo ficar pronto, ela aprende a ser menos imediatista aos seus desejos. E fazendo-a observar o passo a passo da confecção, pode-se aprimorar o seu raciocínio lógico, quando esta sugere um outro material para confeccionar tal parte do brinquedo.

 Lembre-se que a coordenação motora da criança está em desenvolvimento, e é preciso estimulá-la a realizar a atividade por si só, para que esta venha a querer aprimorar suas habilidades motoras, que repercutem no cognitivo, emocional e social.

Portanto, uma simples revista poderá virar quebra cabeças, encartes de supermercado podem ser transformados em jogos de memórias, construir atividades de equilíbrio com latas de leite e um barbante, confeccionar esportes como freescobol utilizando apenas um papel amassado e chinela, e tantas outras formas de desenvolver o motor e o cognitivo da criança de forma econômica, sem trazer maiores prejuízos ao meio ambiente e sem adaptar a criança ao consumismo desenfreado.

O melhor de tudo isso, é que a criatividade de atividades simples, fará com que a criança reduza a ociosidade, pois a sua mente poderá pensar em criar coisas divertidas com o que tem ao seu redor, evitando que está se entedie facilmente em determinados ambientes.

Brinquedos Feitos com Amor: A Conexão Única entre Pais e Filhos

Costumo dizer aos pais, que o melhor brinquedo para qualquer criança, independente da faixa etária em que se encontre, serão sempre os próprios pais. Afinal, se dermos um brinquedo para uma criança, ela poderá não extrair o máximo daquele brinquedo, pois o objeto desconhecido pode até atrair de imediato. Mas se a criança não compreender o seu uso, ela perde o interesse vindo a descartar o objeto por mais caro que seja, trazendo frustrações para esses pais que compram algo acima do orçamento para agradar ao filho por poucos dias.

Quando o adulto se coloca como mediador do brincar, automaticamente a área da fala e da linguagem também é estimulada dentro das atividades lúdicas, sem contar que isso favorece a gerar boas memórias da infância.

Portanto, quando o assunto é adquirir um brinquedo novo para a criança, ela se beneficiará muito mais fabricando um, do que dando um brinquedo pronto, acumulando mais lixo para o planeta.

Veja nossa lista temática Criança e descubra outros ofertantes

null

  • ...

    Conectamos quem produz ou consome produtos e serviços sustentáveis.

    Selecione e compartilhe o que existe mais próximo de você. Faça a diferença. SEJA GREEN!

  • ...